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 A Origem da Fé, de Jorge, possui oito lojas no modelo de franquia e almeja alcançar a marca de cem lojas até o início de 2022. Em comum, ambos os empreendedores têm o conhecimento técnico, a motivação, a persistência e, por que não, a fé presente em todo empreendedor, principalmente naqueles que trabalham com artigos religiosos.

O crescimento das duas empresas pode ser explicado por algumas características do brasileiro. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em seu último Censo sobre religião apontam que a população brasileira é majoritariamente cristã (87%), sendo a sua maior parte católico-romana (64,4%). Há também pessoas que professam sua fé por meio de movimentos protestantes, como adventistas, batistas, evangélicos, luteranos e metodistas, além de fiéis de outras denominações religiosas, como pentecostais, episcopais, testemunhas de Jeová, espíritas, kardecistas, algumas de origem africana, como candomblé e umbanda, tradições indígenas, e também minorias muçulmanas, budistas e judaicas. Ainda de acordo com o IBGE, 8% dos brasileiros declaram-se sem religião, podendo ser agnósticos, ateus ou deístas. Apesar da maioria católica, o número de evangélicos cresce de maneira impressionante no Brasil.

Nos últimos dez anos, ainda de acordo com o IBGE, eles foram o grupo que mais aumentou – elevação de 61% – e hoje representam 22,2% do total. Não por acaso, cada vez mais empreendimentos voltados para esse público ganham forma. Em São Paulo, a Rua Conde de Sarzedas, no Centro, já é considerada como uma “25 de Março gospel” pelos fiéis. Nas dezenas de lojas e galerias localizadas naquele endereço, é possível encontrar desde bíblias e outros livros até púlpitos, itens da SantaCeia, óleos de unção, envelopes para dízimo e caixas de promessas com mensagens motivadoras, passando por camisetas, DVDs, brindes e pacotes de viagem para Israel.

Vocações

O fato de estar em uma região majoritariamente católica levou a Dom Divino a apostar em produtos destinados aos fiéis católicos. Criado em Potim, município vizinho a Aparecida, o empreendimento nasceu da vontade de Carlos Herbert em ter o próprio negócio e o apoio de seu pai. “Juntei dinheiro de um outro trabalho, além de um acerto, e abri a minha empresa. Meu pai me ajudou bastante financeiramente também, até que em 2017 me capacitei no Super MEI do Sebrae-SP, consegui R$ 20 mil de crédito no programa Juro Zero e investi em mais máquinas e funcionários”, conta.

Para a consultora do Sebrae-SP Sâmia Borges, o maior desafio da Dom Divino neste momento de crescimento é manter o parâmetro de qualidade e satisfação dos clientes. A especialista explica que, muitas vezes, o pequeno negócio tem uma venda menor, porém mais estratégica. “Quando a empresa alcança um patamar maior acaba tendo dificuldades de gerir uma cartela maior de clientes. Para continuar se desenvolvendo, a empresa precisa se planejar, ter um plano de marketing, uma boa precificação e conhecer bem o cliente”, explica.

A Origem da Fé, por sua vez, trabalha com mais de 10 mil itens religiosos,dos mais variados tipos de denominações. Nas lojas, que variam de 84m² a 150m², é possível encontrar bíblias, terços, imagens de santos, deuses, orixás, guias, velas e até roupas e livros específicos de cada religião. O fato de não estar atrelada a uma crença específica, inclusive, é o ponto forte do empreendimento, que vem ganhando cada vez mais mercado.

“Hoje mesmo vendi duas novas lojas, sendo uma na Grande São Paulo e outra em Rio Claro. Poderíamos já estar ainda maiores, mas nosso modelo de negócio não permite aventureiro. É loja para dono mesmo, pois exige muita dedicação”, explica Jorge. O empresário, que esteve presente na última edição da Feira do Empreendedor do Sebrae-SP, começa neste momento a colher os resultados do evento, além de colocar em prática diariamente as características empreendedoras que ele obteve ao fazer o Empretec, curso oferecido pelo Sebrae-SP. “Fiz o Empretec em 2013 e enxerguei muitas coisas que não via antes. Tinha gente na minha turma que havia quebrado três ou quatro vezes e isso me motivou a persistir no meu negócio. Está sendo um diferencial”, explica.

A pluralidade religiosa do Brasil é um dos fatores que fazem a Origem da Fé alcançar uma grande parte do mercado atualmente, mas também pode ser o seu maior desafio. A consultora Sâmia Borges aponta que, com essa pluralidade, o empreendimento precisa saber se posicionar no mercado. “Quanto mais especializado, mais de nicho, for um negócio, mais fácil o mercado o encontra. Além disso, normalmente 80% do faturamento de uma loja vem de 20% do que é comercializado. Gerir mais de 10 mil itens é um grande desafio”, aponta.

A FRANQUIA

  • Marca Registrada: Origem da Fé

  • Tipo de negócio: Varejo de produtos religiosos e místicos

  • Produtos: Mais de 15 mil produtos

  • A FRANQUIA Investimento inicial: R$ 385 mil (Incluso a Taxa de Franquia, Estoque Inicial, Montagem da Loja e Capital de Giro inclusos)

  • Religiões: Produtos de todas as religiões fabricados por mais de 1.000 fornecedores

PRODUTOS

-Produtos Religiosos e Místicos

-Cada categoria atende seu público com artigos específicos: Bíblias, imagens, velas, roupas e adereços, tabacaria, livros, perfumaria, incensos e uma completa linha mística fazem parte do mix da loja.

-Mais de quinze mil itens divididos nas categorias Mística, Esóterica, Ocultismo, Católica, Cristã (Evangélica), Orixás (Religiões Afrobrasileiras), Maçônica, Cigano, Hinduísmo, Budismo e Indígena..

APOIO AO FRANQUEADO

-Identificação do Ponto Comercial ideal para a montagem da franquia 

-Consultoria técnica administrativa, financeira.

-Treinamento operacional ao franqueado e equipe;

-Software para gestão  

-Fornecedores homologados.

-Auxílio para composição do mix.

-Todo o suporte operacional.

INVESTIMENTOS

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FRANQUIA

-Royalties: De R$ 3 mil (valor fixo mensal) 
-Taxa de Publicidade: R$ 400,00 (valor fixo mensal) 
-Área Mínima: de 200 m²
-FRANQUIA 
-Área Mínima: de 200 m²
- Nº de funcionários: 3 Vendedores, 1 Caixa e 1 Gerente 
- Faturamento bruto: média de R$ 220 mil 
- Lucro Líquido: 22% 
- Prazo de Retorno do Investimento: até 14 meses
- Prazo de contrato: 5 anos

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